Olá! Eu fiz este blog para ter sempre à mão dicas do game ikariam. Se tiverem alguma história engraçada, fiquem à vontade! Adooooro!
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Fechando os Slots
UNIDADES:
O exercito perfeito é aquele que completa todo o espaço do campo de batalha.
<<<<<<< Linha de frente: Hoplitas e Gigantes a Vapor (GV's). >>>>>>
Hoplitas agridem mais pois são 210 no slot completo, porém morrem mais fácil, já os GV's (70 por slot), resistem na média de 3x1 quando comparado com os Hoplitas.
<<<<<<< A segunda linha: Fundeiros, Arqueiros e Fuzileiros. >>>>>>>
Nem tem o que falar, fundeiros são matadores de passarinho, arqueiros têm péssima mira, o ideal é ter fuzileiros.
O Slot completo tem 49 deles, mas a munição acaba, então tenha mais na reserva.
Ou retire eles da batalha e volte logo em seguida ,assim recarregam munição .
<<<<<< Terceira linha: Aríetes, Catapultas e Morteiros. >>>>>>>>>>
Morteiros vencem disparados, Em longas batalhas que essa versão acabou criando, a munição dos morteiros e catapultas acaba rápido e logo precisa ser recarregada para voltar a batalha (Só se recarrega retirando as unidades da batalha e depois posicionando-as novamente na luta),
18 Morteiros ou catapulta formam um slot completo. Outra coisa interessante de se saber é que se vc não tiver morteiros qdo enfrentar GV’s com armadura de ouro, muito poucos cairão.
<<<<<<<<<< Flancos: Lanceiros e Espadachins >>>>>>>>>>>>>
Espadachins SÃO OS CARAS DO IKARIAM , hj ter eles em abundância muda os rumos de uma batalha, quando vc consegue ser superior pelos flancos vc cerca o inimigo e destrói tudo com muita facilidade.
Não economizem nos espadachins.
(USE SEMPRE O DOBRO DA SUA LINHA DE FRENTE)Os 120 Espadachins fecham o slot dos flancos,
<<<<<<<<<<<< Unidades aéreas: Giros e Balões.>>>>>>>>>>>>>
Aqui vcs precisarão dos dois, giros atacam balões inimigos e protegem seus balões. Já os balões bombardeiam as unidades inimigas, dando preferência à última linha, a de morteiros e vem descendo conforme vai eliminando as unidades. 30 Giros e 15 balões fecham o slot.
<<<<<< Unidades especiais: Médicos e Cozinheiros .>>>>>>>>>>>>
Isso é primordial, sem eles seu exercito perde moral e abandona a luta antes do final.
Se vc tiver 15% de cozinheiros e 10% de médicos na batalha, vc estará 100% garantido, sem chance das tropas abandonarem a luta por baixo moral. Não há limites nesse slot.
OBS : 10 COZINHEIROS PARA 100 SOLDADOS 10 MEDICOS PARA 100 SOLDADOS
OBS; MEDICOS SÓMENTE SE VC TIVER HOPLITAS
<<<<<<<<<<<<<< NO MAR >>>>>>>>>>>
Precisa-se ter em mente que no mar é como na terra. Vc tem a linha de frente que na terra é formada por hoplitas e gigantes, no mar é por lança-chamas e trireme, além do poderoso Abalrroador a Vapor (esse é o rei dos mares, mas triremes upados ao máximo fazem mto estrago). A segunda linha que na terra é formada por arqueiros e fuzileiros, no mar é formada por barcos balista . A linha de artilharia pesada da terra que é formada por aríetes, catapultas e morteiros, no mar tem barcos-catapulta e barcos-moteiro (morteiro sempre melhor). E por fim, no espaço onde na terra representa a ofensiva e defensiva aérea, formada por balões e giros (ambos muito importantes), no mar tem os submergíveis que só atuam contra outros submergiveis e tb qdo combinados com os demais barcos.
Não existem embarcações para moral, o que acho uma falha dessa versão. Em longas batalhas marítimas, é importante que vc tenha barcos na reserva para repor, pois os barcos atacantes perdem moral e saem antes do final. O ideal é manter uma frota equilibrada, como fazemos em terra. OBS:OU RETIRAR E MANDAR DE NOVO ,PARA VOLTAR A MORAL,OU MANDAR UMA PORÇAO A MAIS DE BARCOS PARA SEGURAR MORAL
<<<<<<<<<<<<<<<< Edifícios:>>>>>>>>>>>>>>>>
Espionagem: Não tem o que falar, se o inimigo não sabe o que vc tem na cidade, dificilmente vai se meter a besta de atacar.
Muralha: Segura o inimigo dando tempo de movimentação. Já enfretei muralhas lvl 30 que não caiam nem por decreto, muitas unidades se perderam até que ela fosse ao chão. Rss
Oficina: SEMPRE deixem as unidades com armadura de ouro, isso influencia muito em uma batalha.
Monte na sua colônia de cristal. E UPEM TUDO
Portos: É importante que tenham lvls elevados para que carreguem bens e tropas com maior velocidade.
Ouro: Sem ouro meus amigos, sem tropas. Por isso é muito importante que calculem seus gastos em ataques e que acumulem ouro ao máximo.
Muito bem explicado abaixo, nessa versão do Ikariam (v0.4.0).
ESPADACHIM
Para um exército completo é preciso ter 240 espadachins, porém, caso o inimigo também tenha 240 espadachins, você vai perder 60 espadachins por round... SEMPRE...
Sabendo disso, você precisa ter bastante espadachim, pois é uma unidade que morre bastante, e faz um estrago tremendo deixar passar o flanco.
MORTEIROS E CATAPULTAS
Morteiros são uma unidade muito cara, porém são a única coisa que vai derrubar uma muralha alta,em relação dano e precisão matando ate mesmo a linha de defessa no chock com o muro
Mas balão destroi morteiro, então após derrubar a muralha mande catapulta para o combate. Como morteiro é mais forte, ele não vai sair do combate, então é preciso mandar os morteiros voltarem.
Catapultas dão menos dano do que morteiros, mas matam tantos hoplitas quanto eles. Catapultas são mais baratas, então em combate que o inimigo tem balão, não perca morteiro, mande catapulta!!!
Não mande unidades picadas: "AH! morreram 3 catapultas minhas, vou mandar só 3 catapultas agora pra repor aquelas!" ERRADO!!! Você manda 6, que é pra completar um quadradinho (se vc mandar 3, vão ficar 3 na reserva e 3 batendo). Muito cuidado com isso!!!
Obs .se vc mandar aríetes após matar os balões, retire e mande de novo morteiros porque aríetes só seguram round até os balões morrerem e não matam tropa alguma só derrubam muro!
FUZILEIROS
Se você é um cara inteligente, você vai manter um campo de batalha completo SEMPRE. Isso significa que vc sempre terá um flanco completo (240 espadachins) e uma linha de frente completa (210 hoplitas ou 70 gigantes), e vc também terá unidades lá no fundo (18 morteiros ou catapultas).
Então... FUZILEIROS ou ARQUEIROS NÃO APANHAM... Eles são uma unidade completamente protegida, ela nunca morre!!!
Fuzileiros e arqueiros precisam ser trocados do campo de batalha porque acaba a munição! Apenas por que acaba a munição. Obs,RECARREGADOS
49 fuzileiros batem durante 3 rounds (45min), se vc tiver 98 fuzileiros, são 6 rounds (1:30h), se vc tiver 147 fuzileiros, são 9 rounds (2:15 hs de combate)
196 fuzileiros duram as 3 horas de combate
(o mesmo tempo que dura 120 giros, 200 balões, 1020 espadachins).
Dica Cruel:
Não adianta ter 400 fuzileiros, se vc tem apenas 600 espadachins. Ou faça mais espadachins, ou dispense fuzileiros a mais, aprenda a economizar seu ouro e ter um batalhão de qualidade.
agora sobre manutenção das tropas
mais sobre quantidades, nessa versão do Ikariam (v0.4.0).
OBS ATUALIZEI VALORES E SOU CONTRA MISTURAR LINHAS DE DIFERENTES SOLDADOS ,USE OU UM OU OUTRO
SEGUE VARIAS FORMAS E TIPOS ABAIXO,MAS NÃO POSSO OBRIGAR A NINGUEM A CONTA É SUA O JOGO É SEU ESTOU AQUI PARA ORIENTAR
HOPLITAS E GIGANTES
É mais difícil prever quantos hoplitas e gigantes serão necessários, pois não se sabe muito ao certo quantos irão morrer por round (varia se o inimigo tem morteiro ou catapulta, varia se você matou 11 ou 13 balões, varia se choveu, varia se a sua avó resolveu pular de para-quedas... varia se a skoll esquentou .....ou a bhama chocou ,varia muito). rsss
Porém, sabe-se que no início os gigantes morrem pouco, depois eles morrem, e que os hoplitas morrem mais ou menos sempre a mesma quantidade.
Por experiência, vou chutar que gaste-se cerca de 800 gigantes durante aquelas 5 horas de combate (talvez precise de mais, é apenas um chute, baseado em experiência de combate)OBS ;que não é meu caso ainda rsss , ou 1500 hoplitas (também um chute baseado em experiência de combate, pode precisar de mais, ou pode sobrar também).
Como com gigante não precisa ter médico, mas com hoplita precisa, vou somar 50 médicos para os 1500 hoplitas (e nenhum médico para os gigantes).
Digamos que 100 cozinheiros estejam bons (não sei quantos são bons, mas vc pode ter a vontade... eu achei 100 cozinheiros e 50 médicos números bonitinhos...)
ATENÇÃO:
A MEDIA QUE SE COMENTA É QUE 50 COZINHEIROS DÃO MORAL INFINITA.
PONTOS DE GENERAIS E MANUTENÇÃO:
Fazendo as contas de pontos de generais e manutenção de exército para 4 horas:
245 fuzileiros
1500 hoplitas
1080 espadachins
200 balões
120 giros
36 catapultas
18 morteiros
50 médicos
100 cozinheiros
pontos de generais: 7.697
manutenção: 23.795
Isso mesmo com menos de 8k de generais, vc tem EXERCITO COMPLETO PRA 4 HORAS DE COMBATE EM TERRA (e quando acabar o combate, vc não vai perder tudo, porque unidades como giro, fuzileiros e outras unidades ainda estarão vivas).
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Combate Aéreo
Essa dica é interessante, por isso, atente para não gastar ouro em vão. nessa versão do Ika (v0.4.0).
Se em combate aéreo tem giro e balão, eles só morrem se o inimigo tiver girus . Ou seja, em um campo de batalha ,
que tenha só girus não mande seus balões.Tbm não precisa mandar seus girus ,eles só brigam entre si e matam balões,não fazem mais nada no campo de batalha.
TIPO ;
GIRUS >>MATA >>GIRUS
GIRUS>>MATA>>BALAO
BALÃO >>MATA TUDO >> DE TRAZ PRA FRENTE
Significa que: se vc tem balão,o giro MATA!
Como defendo eles? com GIRUS , vc só precisa de giro pra quando se tem BALAO INIMIGO (ou seja, enquanto tem balão vc vai usar 30 giros por 4 rounds, ou seja, 30 giros pra cada 1:00h de combate).
Balão morre 8 no primeiro round (se tiver upado), 13 no segundo round, e depois disso morre entre cerca de 12 balões por round (podendo variar um pouco). Se o balão nao tiver upado, morrem 15 por round, e vc não mata NENHUM morteiro,ou artilharia pesada.
Não adianta ter poucos girus em uma batalha,se vc mandar BALÃO, ele vai morrer.Vc não vai matar morteiro e seus giros irão morrer rápido.
DICA:
Não precisa mandar girus a não ser que vc queira mandar balões na batalha ou matá-los.
DICA 2:
Mas precisa tê-los nas suas cit's pra defender seus morteiros e catapultas caso alguém ataque com balão. Assim vc mata os balões.
DICA 3:
Mas como vc precisa ter balão pra completar todo o campo, sugiro ter 45 balões para cada 60 giros. ,sendo assim quando for atacado os morteiros inimigos morrerão.
DICA 4:
Se vc tem 120 giros (que duram 4 horas sem vc olhar para o combate, se tiver balão), vc precisa ter aproximadamente 200 balões.
DICA 5:
Girus também são recarregáveis, assim como todas as tropas que tenham munição.
Bjus e boa briga!
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